Parque Imbuí
Teresópolis, mar/abr.2015 - edição 0010

Turismo
* Ilha de Páscoa *
Iurana!
(= Seja bem-vindo!)











A Ilha de Páscoa faz parte da polinésia oriental e pertence ao Chile. Está localizada no oceano pacífico Sul, a 27º 10' S de laitude e 109º 25' W de longitude.
Área:163,6km2
Altitude máxima: 510m
População: 5.761 (2012)
Capital: Hanga Roa
Clima: quente para padrões europeus, frio para padrões polinésios. Extremamente ventoso.
Mar: frio e sem recifes de coral, o que impede o crescimento de peixes e moluscos.
Devido pertencer ao Chile, seu nome em espanhol é:
Isla de Pascua
Porém, em rapanui (idioma nativo) seu nome é:
Rapa Nui
(Ilha Grande)
e também:
Te Pito O Te Henúa
(Umbigo do Mundo)
Mata Ki Te Rangi
(Olhos Fixos No Céu)
Situada a 1.600km a leste da ilha de Pitcairn e a 3.700km de distância da costa oeste do Chile, constitui a província chilena de Isla de Pascua.
Da pré-história humana, até 1.200 a.C., a expansão polinésia é contada como uma das explorações marítimas mais dramáticas.
Povos vindos do continente asiático - agricultores, navegadores, aparentemente
originários do arquipélago de Bismark (a noroeste da nova Guiné), atravessaram quase 2.000km de mar aberto a bordo de canoas, para atingir as ilhas da Polinésia Oriental: Fiji, Samoa e Tonga.
Os polinésios, apesar da ausência de bússola, instrumentos de metal e escrita, eram mesters na arte da navegação e na tecnologia de canoas a vela. Seus ancestrais produziam uma cerãmica conhecida como estilo lapita.
continua em

Páscoa é uma ilha vulcânica. Seu território tem forma triangular e é o pedaço de terra mais isolado do mundo, no limite da Polinésia Oriental.
Segundo Jared Diamond, três erupções vulcânicas deram origem à ilha há milhões de anos, em épocas diferentes. Desde então, os vulcões permanecem adormecidos.
O mais antigo deles é o Poike, que entrou em erupção há 600 mil anos, formando o canto sul do triângulo.
Da segunda erupção surgiu o Rano Kau (acima) no canto sudoeste da ilha. Por último, a eclosão do Terevaka, localizado no canto norte da ilha.
Chuvas: aparentemente abundantes, se infiltram rapidamente no solo vulcânico e poroso da ilha, inviabilizando um programa agricultural que melhore a insuficiência de produtos alimentares e água potável.