top of page

O que é Páscoa?

Muita gente não sabe o significado de Páscoa. Enfim, como somos um país de analfabetos, não é de admirar. Na China, analfabeto é todo aquele que lê um manual de automóvel e não sabe interpretá-lo.

 

Páscoa significa RENOVAÇÃO - renovação espiritual, quando nos limpamos do que não presta mais e recomeçamos uma nova vida.

 

Pois bem, que espécie de mundo é este em que vivemos, no qual um grupo de terroristas islâmicos, em nome de um "Estado Islâmico" que não existe, degola jornalistas? E o que dizer do atentado a um periódico parisiense, no qual 12 pessoas foram vitimadas?

 

Sinceramente, o que significa democracia? Para quem desconhece, democracia é liberdade com responsabilidade.

O artigo 121 do Código Penal Brasileiro reza sobre matar alguém. Ora! Nós, homens de bem, somos livres até para matar alguém e depois respondermos sob as penas da lei.

A liberdade de imprensa é a mesma coisa. Paulo Roberto Costa é réu confesso quanto a corrupção, o que não dá à imprensa o direito de qualificá-lo como pederasta, como 'filho de u'a mãe santa', como 'aquele que traz enfeites na fronte', até porque estar-se-ia condenando a mãe e a mulher do distinto e não é sob isto que ele está sendo julgado.

Mas a tal 'liberdade de imprensa' permitiu que jornalista de uma TV cearense fizesse tais afirmativas no ar. O advogado de Paulo Roberto Costa ingressou em juízo contra a emmissora, enquadrando-os no art. 141 do CPB: "Caluniar alguém, imputando-lhe como real, fato contra sua reputação".

 

A realidade em Paris é exatamente a mesma: a falta de respeito a Maomé. Sou cristão e não admitiria chacotas de mau gosto com relação a Jesus. Os judeus não admitiriam o mesmo contra Moisés ou Abraão. Os budistas também não iriam gostar de tal 'brincadeira' com relação a Sidartha Gautama. Sics, indus e tantas outras denominações, também não. O que nos leva a crer que contra a figura de Maomé pode?

 

Provavelmente o governo francês admite que sim, já que ao contrário de prender os indivíduos, levá-los à Corte para depois à forca, não!... Preferiram arrebatá-los sumariamente. E esta é a pátria da 'liberdade, igualdade, fraternidade'!

 

 

É esta a Páscoa dos cristãos? Não creio que o Papa Francisco I pense assim.

Feliz Páscoa a todos.

 

 

Carlos Edson Feijó

é relações internacionais

cefeijo@yahoo.com.br

 

***

 

bottom of page