top of page

Perdão e Gratidão

Cristal Fanucci

é terapeuta holística

falecomcristal@gmail.com

Estamos juntos

para a construção

do nosso caminho. 

Como foi seu ano de 2014? Você já parou para pensar quanta coisa aconteceu? Conversamos e trocamos ideias, aprendemos, experimentamos, crescemos, fizemos de tudo para sermos melhores cada dia, tirando o véu dos nossos olhos, vendo tudo com mais clareza, sendo mais verdadeiros conosco mesmos e com os outros... Tantas coisas aconteceram! Tantas oportunidades, tantas portas se abrindo, tanta gente chegando e ficando amiga, outras partindo... Quanta experiência tivemos neste ano!

Todos os anos nesta época todo mundo começa a repensar o ano que passou, a fazer uma retrospectiva da vida e planos para o próximo ano. Mas depois de alguns poucos dias, semanas, meses tudo o que foi relembrado e planejado já caiu no esquecimento. Já caímos de novo em nossa rotina, em nosso dia-a-dia, com nossos problemas, queixas, dores, e voltamos a fazer tudo igual como sempre fizemos.

Passamos o ano reclamando de tudo, nos divertindo pouco, preocupados com as contas a pagar, com os problemas da família, do trabalho e na maioria das vezes, a gente nem se lembra do que tinha planejado ou prometido fazer na passagem do ano. 

Acredito muito em energias. E acho que nosso ano novo só é novo no calendário, pois sempre fazemos a mesma coisa e não há como mudar algo fazendo o que sempre fizemos. Aqui, minha proposta diferente: tentar fazer algo que você não faz normalmente. Quero lhe propor duas coisas que acho fundamentais para começar a mudar nossas atitudes e com isso emanar novas e mais positivas energias para começar bem o ano.

Que tenhamos o COMPROMISSO CONOSCO MESMOS de continuar com essas duas mudanças fundamentais durante todo o ano. Garanto que tudo vai mudar - e bastante - para cada um de nós. Se se planta algo diferente, com certeza a colheita será diferente também. 

A primeira mudança fundamental é perdoar. Mas perdoar não é fácil. Proponho isso para você entrar no ano novo com a alma mais leve, com o coração mais limpo e abrindo espaço para que o novo entre na sua vida. Para conseguir entender os problemas pelos quais se passou, é preciso perdoar. E perdoar é entender as Leis do Universo.

 

As Leis do Universo são: causa e efeito, retorno, semelhante atrai semelhante, projeção, silêncio, doação e distanciamento. 

 

A Lei de Causa e Efeito é a que ficou famosa como Lei da Atração, lembra-se? Cada palavra, pensamento ou ação enviam para o universo ondas eletromagnéticas fazendo com que se tornem realidade. É você fabricando a sua própria realidade a partir dos seus pensamentos, emoções, palavras e ações. 

 

A Lei do Retorno é a que demonstra que tudo está conectado e, consequentemente, tudo o que você pensa, fala ou faz volta para você exatamente igual. Vc não pode jogar uma bola verde contra a parede e querer de volta uma bola azul. Com a mesma força que a bola verde bate na parede, ela vai bater de volta em vc e vai continuar sendo verde. Sinto dizer, mas ela não vai mudar de cor. 

A Lei do Semelhante atrai Semelhante é sobre a dificuldade que temos em conviver com pessoas diferentes de nós. Por exemplo: um punk não vai se casar com um erudito. Não tem nada a ver um com o outro. Com as frequências vibratórias acontece exatamente o mesmo. Você não consegue conviver com uma pessoa que tenha uma frequência vibratória diferente da sua. Portanto todas as pessoas que aparecem na sua vida, sejam conhecidos, parentes ou desconhecidos que se relacionam com vc pela rua, têm a mesma frequência vibratória que a sua. Porque semelhante atrai semelhante. 

A Lei da Projeção é a história do espelho: tudo o que você não gosta em alguém é porque está vendo no outro algo que você tem em você, que não aceita e que esconde de você mesmo. E o que você admira em alguém, é algo que vc tem e não manifestou ainda. O outro é só o espelho daquilo que você mesmo é.

 

A Lei do Silêncio é a que diz que é preferível calar a dizer palavras negativas. 

A Lei da Doação é a que move nossas energias para atrair prosperidade transformando as energias negativas em positivas. Quanto mais você doa de si mesmo, quanto mais você dá, mais recebe de volta.

 

E a Lei do Distanciamento é aquela que nos ensina que nada nos pertence, nem as pessoas da nossa família, nossos amigos, animais domésticos, bens materiais. Tudo é passageiro, inclusive o nosso corpo físico.  Para entender e perdoar você precisa ter essas leis universais muito claras no seu dia a dia, pois nós somos só 5% conscientes e 95% inconscientes. É nesses 95% que estão todas as energias que atrapalham a nossa vida consciente. 

Muitas das nossas escolhas e decisões vêm do nosso subconsciente. Temos mania de querer tudo do nosso jeito, queremos que todos vejam a vida com nossos olhos e não percebemos que somos seres com histórias de vida e experiências diferentes das dos demais, o que causa em cada um de nós uma visão de mundo diferente. 

Quer ver um exemplo? Nesse calor maluco de agora no Rio, imagine encontrar uma bacia cheia de água, fresquinha, limpinha... Você vai querer essa água para se refrescar, certo? Então puxa a bacia em sua direção. E o que acontece com a água? Ela cai para o outro lado por causa da inércia. Mas você não quer a bacia, quer a água! Há que empurrar a bacia para que a água, pela inércia, caia toda em cima de você. Isso é usar sua inteligência, raciocinar qual é a melhor maneira, entender o que você realmente quer, realmente precisa, antes de sair agindo instintivamente. 

Quando você não depende emocionalmente ou financeiramente de ninguém, quando sabe exatamente o que quer, você não pode perder tempo com mágoas, rancores e coisas que tais. Você usa sua inteligência emocional e percebe que toda moeda tem dois lados, que toda situação tem duas razões, que de alguma forma você atraiu aquilo para si e portanto, que você tem como resolver o problema de uma forma mais inteligente, perdoando a si mesmo primeiro por ter vibrado, dito, feito ou pensado algo que retornou a você de uma forma que você não gostou. Depois, perdoando o outro, que fez o que fez dentro daquilo que ele sabia fazer no momento que o fez.

Imagine como exemplo uma criança de 3 anos de idade e você querendo que ela entenda uma equação matemática. Dentro do conhecimento que essa criança tem, é impossível para ela entender a equação matemática, por mais que isso lhe seja óbvio e claro. As pessoas não pensam como a gente e não aprenderam da vida as mesmas coisas que a gente. Não tiveram a mesma história de vida, nem as mesmas experiências que a gente. O ‘outro’ pode ter feito o melhor que poderia dentro do que tinha conhecimento e condições de fazer. 

Quando conseguimos entender que nós tivemos participação nas reações das outras pessoas diante de nós, acabamos começando a entender que cada um tem um caminho a percorrer na vida e por isso cada um erra e acerta de uma maneira diferente.  Começamos a entender que talvez nosso ego esteja sendo mimado demais em querer tudo do seu jeito. Talvez esteja olhando só um lado da moeda. Se não aprendermos a perdoar a nós mesmos, ao outro e às situações que não aprovamos, não conseguiremos viver a vida em paz, com boas energias e vibrando a prosperidade, a abundância. Ficamos presos a uma história que já acabou, que já passou e continuamos dando importância e transformando um fato em um monstro. 

A outra proposta é ser grato. Em lugar de ficar olhando tudo o que aconteceu de ruim no ano, de se lembrar dos problemas, sejam eles no trabalho, na família, no governo, no mundo... em lugar de relembrar o ruim, seja grato pelo bom que você teve em 2014. 

 

A gratidão é mais que um sentimento de agradecimento em resposta a um presente recebido ou um gesto de bondade. A gratidão é uma forma de vida. É uma opção consciente de focar as bênçãos da vida mais do que as suas deficiências. Cada momento está cheio de oportunidades para rechear nossa consciência com sentimentos de gratidão, agradecimento e reconhecimento.

Mas quem vive com gratidão, quem assume a atitude da gratidão consegue abrir seus olhos e ver as maravilhas e belezas deste mundo como se as víssemos pela primeira vez. Preste atenção à sua volta: olhe as pessoas de quem gosta, observe e agradeça pelo azul do céu, pelo sol dourado e pela brancura das nuvens. Quando abrimos os olhos e agradecemos pela benção de estarmos vivos mais um dia, vivemos com gratidão diária. E como disse no começo, vivendo a gratidão diária, eu emano uma energia que vai ao universo e me ele me manda mais do mesmo para eu agradecer. 

É simples assim. Se vc consegue ter essas duas atitudes fundamentais neste final de ano, nesta passagem de ano, neste começo de ano novo, de nova era de luz, tenho certeza de que tudo o que virá para vc, será muito mais do que pode desejar na festa da virada. Então, vou lhe propor mais uma coisa para você se lembrar disso tudo, para eliminar qualquer rastro de queixas ou lamento, que são energias nocivas, pois as queixas, críticas e julgamentos provocam doenças, pobreza e caos.

Eu lhe proponho algo muito simples: coloque uma pulseira vermelha onde vai estar escrito: um mundo sem queixas. Pode ser uma fita onde vc vai escrever com caneta ou algo assim. E vai manter essa pulseira no braço durante 21 dias sem dizer ou pensar nenhum tipo de queixa ou crítica. Mesmo que seja “tenho dor de cabeça”. Se durante este período você disser ou pensar algum tipo de lamento, deve trocar a pulseira de braço e começar outra vez por mais 21 dias. Vamos ver em quanto tempo você vai conseguir realizar isso. É uma brincadeira que pode te ajudar a se lembrar de que agradecer cada detalhe  do seu dia vai te trazer uma energia muito mais elevada e com isso, atrair coisas boas para continuar a agradecer. 

Você vai notar a diferença caso seja sincero consigo mesmo. Se aceitar esse desafio, escreva-me contando e vamos mantendo contato para ver quantas pessoas vão conseguir trabalhar o seu interior e mudar o seu exterior em 2015. Isso sim, é fazer algo diferente para ter resultados diferentes na vida. Escreva para mim e vamos juntos construir mais esse pedacinho do nosso caminho que começa agora em 2015 com muita energia de amor e de paz. 

Passe a meia noite com uma nova atitude,

com um novo pensamento,

com uma nova energia

 e tenha um Feliz Ano Novo!

Vamos colocar mais amor e alegria na nossa vida?

Um beijo de luz enorme no seu coração!

 

Obrigada!

 

***

 

bottom of page